Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Presidente do Tecpar diz que vacina russa para a Covid-19 pode ser aplicada na população na segunda metade de 2021

Por Jornalismo. Publicado em 04/09/2020 às 15:57.

Presidente do Tecpar diz que vacina russa para a Covid-19 pode ser aplicada em massa na segunda metade de 2021. As informações com Juliana Sartori

 

 

 

 

 

 

Giro de notícias tarde COM TRILHA

Giro de notícias tarde SEM TRILHA

Os testes da vacina Sputnik no Paraná devem começar dentro de 45 dias, segundo afirmação do presidente do Tecpar, Jorge Augusto Callado Afonso, em entrevista coletiva online nesta manhã. Esta é a vacina russa para a Covid-19, que chega ao Brasil por meio da parceria do Governo do Paraná e o governo russo. No entanto, Afonso já avisou que uma produção em massa não deve ocorrer antes do segundo semestre de 2021. As informações sobre o andamento da parceria foram detalhadas após publicação da revista científica The Lancet, também nessa sexta. O artigo afirma que a vacina não teve efeitos colaterais e teve bons resultados de imunização. O Governo do Paraná reservou cerca de 100 milhões de reais para investir na imunização. E outros 100 milhões vão ser destinados pela Assembleia Legislativa.

Quem pretende passear nos parques estaduais do Paraná durante o feriado de Independência, deve ficar atento às medidas para evitar aglomerações. Desde agosto, pelo menos 15 parques estaduais e unidades de conservação estão reabertos. A partir da tarde desta sexta-feira até a próxima terça, uma operação de fiscalização nos parques passa a controlar e limitar a quantidade de pessoas. Para o Pico do Paraná, por exemplo, o limite é de 200 pessoas. No Caminho do Itupava, o limite é de 319 pessoas. Já no Morro do Canal, também na Serra do Mar, o limite é ainda menor: 100 pessoas por dia. Outra medida é a restrição das entradas. Em todas essas unidades de conservação, o acesso vai ser restrito à entrada principal. O uso da máscara de proteção é obrigatório em todo o trajeto.

A aprovação do Governo Ratinho Junior chegou a 76,1% em Curitiba, apontou a pesquisa divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Paraná Pesquisas. Foram entrevistados 800 eleitores, entre os dias 30 de agosto a 03 de setembro. No levantamento, a gestão de Ratinho é desaprovada por 19%. Outros 5% não souberam ou não opinaram. Na mesma pesquisa, quase 60% dos curitibanos aprovam a gestão de Jair Bolsonaro, enquanto 35% desaprovam. Quanto à gestão de Rafael Greca, cerca 71% aprovam a gestão municipal e 25% desaprovam. Greca lidera as intenções de voto para a prefeitura de Curitiba, chegando a 40% na pesquisa estimulada. Ney Leprevost , Gustavo Fruet e Delegado Francischini aparecem na sequência. No entanto 67% afirmaram que ainda não sabem em quem vão votar.