Durante audiência pública na capital que reuniu estudantes e juízes eleitorais, Moura defendeu o combate as fake news para gerar confiança no eleitor. Segundo ele, justiça atua de forma conjunta para garantir paz e transparência nas eleições de outubro.
Por Fernanda Nardo
Durante audiência pública realizada na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), em Curitiba, o presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, destacou a importância do combate as fake news para garantir a segurança institucional e segurança das urnas eletrônicas nestas eleições. O 4º Encontro Regional de Combate à Desinformação e Fomento à Inteligência e à Segurança do Processo Eleitoral e das Urnas Eletrônicas (ENCOSEGUE), tem o objetivo de detalhar o funcionamento dos equipamentos e explicar sobre os níveis de proteção na programação e nas auditorias que são realizadas a cada processo eleitoral à sociedade civil, como estudantes. Na ocasião, foram apresentados painéis sobre a urna eletrônica, as metas da Justiça Eleitoral, a campanha de incentivo às mesárias e mesários voluntários e o Programa Permanente de Combate à Desinformação. No encontro, Moura fez um discurso em defesa da democracia, da eficiência, segurança e transparência das urnas eletrônicas.
SONORA
O presidente do TRE-PR também afirmou que a Justiça Eleitoral atua de forma conjunta e preventiva para garantir paz, segurança e transparência nas eleições de outubro. Ele destacou que a Justiça e o comando do Batalhão tratam sobre a troca de informações e o alinhamento das instituições no dia da votação. E pontuou que a Polícia Militar tem um papel importante para manter a ordem e a segurança dos cidadãos e das zonas eleitorais.
SONORA
Os palestrantes também apresentaram o Gralha Confere, uma central de combate à desinformação, que é um projeto oficial da Justiça Eleitoral do Paraná.