Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Preso suspeito de ser o mandante do duplo homicídio em posto de combustíveis em Curitiba

Por Jornalismo. Publicado em 12/06/2020 às 16:05.

Preso suspeito de ser o mandante do duplo homicídio em posto de combustíveis em Curitiba. As informações com Amanda Yargas.

 

 

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

Giro de Notícias SEM TRILHA

A Polícia Civil prendeu nessa madrugada um dos suspeitos de envolvimento no duplo homicídio que aconteceu em um posto de combustíveis do bairro Batel, em Curitiba, nessa quinta-feira. Segundo as investigações, o advogado Igor Kaluff intermediava a cobrança de uma dívida em pedras preciosas entre um ourives e um empresário.

O empresário, que é o homem preso em flagrante horas depois do crime na sua casa em São José dos Pinhais, disse que não devia nada e que contratou apenas um homem para acompanhá-lo na negociação e que este teria trazido os outros dois.

De acordo com a delegada que acompanha o caso,  Tathiana Guzella, eles teriam desembarcado quadras antes do posto e seguido ao local a pé. Pela análise das câmeras de segurança, a delegada  contou que houve um desentendimento entre um dos atiradores e o advogado e que o ourives teria tentado tranquilkizar a situação. Mas pouco depois o mandante deixa o local e segundo a suspeita da polícia deve ter dado uma ordem para que os atiradores agissem.

O outro homem que foi morto estava com o advogado porque seria contratado para trabalhar como motoboy em um restaurante em que Kaluff era proprietário e a polícia acredita que ele foi morto apenas para não testemunhar sobre o crime. Igor Kaluff ficou conhecido por pedir a quebra dos sigilos fiscal, bancário e financeiro do ex-ministro da justiça, Sérgio Moro.

 

O Paraná completa nesta sexta-feira três meses da confirmação dos primeiros casos de coronavírus registrados no estado. A doença tem se espalhado rapidamente já que no dia 12 de maio, eram 1906 casos e 113 mortes por Covid-19 e no boletim divulgado um mês depois, o número de infectados já era de 8.457, com 280 óbitos. O aumento de casos é de 344% e de mortes, 148%.

Nesta semana, o Ministério Público do Paraná enviou um ofício ao Governo do Estado com a orientação de que sejam revistos, item a item, os 42 setores da economia que o Decreto Estadual definiu como essenciais. O Ministério indica que devem ser mantidos apenas aqueles que são, de fato, imprescindíveis à população, ou seja, serviços que se não forem atendidos podem colocar em risco a sobrevivência, a saúde ou a segurança das pessoas. O secretário de Saúde Beto Preto já indicou uma mudança de estratégia no combate à doença no estado.

 

Nesta sexta-feira, o presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), devolveu ao Palácio do Planalto a Medida Provisória (MP) 979/20, que daria ao ministro da Educação o poder de escolher reitores e vice-reitores temporários das instituições federais de ensino durante a pandemia. Segundo Alcolumbre a designação por parte do ministro viola os princípios constitucionais da autonomia e da gestão democrática das universidades.

A atitude de Alcolumbre faz com que a medida perca a validade. Se tivesse sido aprovada, a medida poderia afetar 16 universidades federais, ¼ do total de instituições do país, nas quais os mandatos dos atuais reitores acaba até o fim deste ano. A Universidade Federal do Paraná está entre elas.