Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Presos suspeitos de golpe do falso empréstimo no PR e em SP

Por Jornalismo. Publicado em 07/07/2021 às 08:48.

Presos suspeitos de golpe do falso empréstimo no PR e em SP

Três em cada quatro municípios do Paraná já vacinam a faixa dos 40 anos contra Covid

Vereador de Matinhos é afastado após suspeita de rachadinha

Uma operação da Polícia Civil cumpre mandados contra uma organização criminosa suspeita de aplicar golpes de falso empréstimo e causar prejuízo de R$ 30 milhões, em cidades do Paraná e São Paulo. A ação foi desencadeada na manhã desta quarta-feira (7). De acordo com as investigações, os suspeitos criavam páginas na internet para atrair vítimas que queriam fazer empréstimos bancários. Neste espaço, os golpistas exigiam dados pessoais. Em seguida, os suspeitos entravam em contato com a vítima e se passavam por funcionários do banco. Eles também exigiam um depósito antecipado para liberar o dinheiro que seria emprestado. Ainda conforme a polícia, as vítimas eram induzidas a fazer outros depósitos, até perceberem que se tratava de um golpe. Nesta quarta, mais de 250 policiais cumprem 50 mandados de prisão temporária e 58 de busca e apreensão. No Paraná, as ordens judiciais são cumpridas em Curitiba, Araucária e Fazenda Rio Grande, na região metropolitana.

Três em cada quatro cidades paranaenses já estão vacinando a população da faixa dos 40 anos contra a Covid-19. Dos 399 municípios do Estado, em 305 (76%) o cronograma de imunização atende essa faixa etária, dentro do previsto no calendário de vacinação da Secretaria de Estado da Saúde, que calcula que as pessoas com idade até 40 anos recebam pelo menos a primeira dose ou a dose única até 18 de julho, e o restante da população adulta até o final de setembro.

O vereador Dr. Gerson Júnior (PL) foi afastado da Câmara Municipal de Matinhos, no litoral do Paraná, após a abertura de uma ação por improbidade administrativa. Ele é acusado de participar de um esquema de “rachadinha”, que consiste na contração de funcionários mediante a devolução de parte dos salários. Segundo a denúncia apresentada à Câmara Municipal de Matinhos, uma ex-assessora de Dr. Gerson Júnior acusa o vereador de ter exigido metade do salário pago a ela. Com seis votos favoráveis e três contrários, os demais vereadores acataram a ação e decidiram afastar o parlamentar por, pelo menos, 90 dias. Ao final das investigações, o processo deve concluir pela absolvição ou cassação do mandato. O caso também é apurado pela Polícia Civil.