Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Primeira etapa da vacinação contra o sarampo começa nesta segunda-feira

Por Jornalismo. Publicado em 07/10/2019 às 14:11.

Começa hoje a campanha nacional de vacinação contra o sarampo. 19 estados brasileiros têm registros da doença neste ano. No Paraná, foram confirmados 59 casos. Nesta primeira etapa a vacinação será até o dia 25 deste mês para crianças, na faixa etária dos 6 meses aos 5 anos.

 

 

 

 

 

 

O Governo Federal inicia nesta segunda-feira uma nova campanha nacional de vacinação contra o sarampo. De acordo com o Ministério da Saúde, a medida foi tomada diante do avanço da doença no país. São mais de 5 mil casos confirmados no Brasil desde maio deste ano. No Paraná são 59 casos confirmados da doença. A campanha vai ser dividida em duas fases. A primeira vai até 25 de outubro com alvo em crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade. Na segunda etapa, entre 18 e 30 de novembro, o foco são jovens adultos com idades entre 20 e 29 anos.

De acordo com a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Paraná, Acácia Nasr, a vacina é melhor forma de prevenção da doença.

Para receber as doses basta ir ao posto de saúde com a carteira de vacinação. As crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias devem receber uma dose extra, chamada de zero.

A dose número um aos 12 meses de vida com a vacina tríplice viral (que previne sarampo, caxumba e rubéola), e a segunda dose aos 15 meses com a vacina tetra viral (que previne sarampo, rubéola, caxumba e varicela). Já a população com até 29 anos deve receber duas doses da vacina. E para as pessoas que estão no grupo com idade entre 30 e 49 anos basta ter o registro de uma dose. Acima dos 50 anos, a vacina é indicada apenas nos casos de bloqueio vacinal após a exposição com casos de suspeita da doença ou confirmados.

O sarampo é uma doença transmitida por secreções como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse.Ele pode ter complicações como otites, infecções respiratórias e doenças neurológicas.

Só nos últimos dois meses mais 20 casos de sarampo foram confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde. Segundo a secretaria, os novos casos apontam para um avanço rápido do sarampo no estado e colocam o Paraná em alerta. A maior incidência é de jovens entre 20 a 29 anos, com 35 casos confirmados.

Repórter Alexandra Fernandes