
Primeira unidade do Poupatempo Paraná começa a funcionar nesta quinta-feira (2) em Curitiba
Engenheira é presa por fraudes em licenciamentos ambientais no Paraná
Com Marinna Prota
O Shopping Estação, em Curitiba, passa a contar a partir desta quinta-feira (2) com a primeira unidade do Poupatempo Paraná. O espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, oferecendo mais de 200 serviços presenciais, como emissão da nova Carteira de Identidade, atendimentos do Detran, Copel, Sanepar, Cohapar e encaminhamento para vagas de emprego e seguro-desemprego.
Até o dia 7 de outubro, o atendimento será sem agendamento. Depois, será necessário marcar horário pelo portal, aplicativo ou totens de autoatendimento. Ainda em outubro, unidades serão inauguradas em Ponta Grossa e Londrina, com previsão de 20 centros em todo o Estado até o início de 2026.
////
A Polícia Civil prendeu uma engenheira ambiental de 40 anos, acusada de fraudes em licenciamentos ambientais. A investigação começou após denúncias do Instituto Água e Terra, que apontou laudos falsos e uso de documentos de pessoas falecidas para liberar obras em áreas de preservação.
Foram cumpridos sete mandados de busca e um de prisão preventiva. Segundo a polícia, mais de 230 licenciamentos irregulares foram emitidos nos últimos cinco anos, permitindo desmatamentos que somam mais de 300 mil metros quadrados, além de construções em áreas de proteção de mananciais. O prejuízo estimado com as fraudes passa de R$ 2 milhões. A engenheira foi encaminhada ao sistema penitenciário e deverá responder civil e criminalmente, assim como os proprietários beneficiados.