Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Primeiro grupo a receber vacina contra a gripe é de crianças, gestantes, indígenas e trabalhadores da saúde

Por Jornalismo. Publicado em 12/04/2021 às 08:23.

Primeiro grupo a receber vacina contra a gripe é de crianças, gestantes, indígenas e trabalhadores da saúde.// Após candidatura indeferida de prefeito eleito em 2020, cidade do Norte do Paraná realizou nova votação neste domingo.// Transporte de idosos acima de 65 anos é liberado com restrições, em Cascavel///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Manhã COM TRILHA

Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA

A campanha de vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe, começa nesta segunda-feira, no Paraná. A vacinação começa pelo grupo prioritário composto de crianças de seis meses a seis anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Essa fase vai até o dia 10 de maio. Na sequência estão os idosos e a terceira etapa é para pessoas com comorbidades, com deficiência e trabalhadores de diferentes setores. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza vai até 19 de julho. A meta é imunizar pelo menos 90% dos grupos prioritários. A Sesa alerta que a vacinação contra a gripe é importante pois, além de prevenir o surgimento de complicações, internações e óbitos por causa da própria infecção, vai reduzir os sintomas que podem ser confundidos com a Covid-19. Também é necessário ficar atento ao intervalo de 15 dias, para quem tiver sido imunizado contra o coronavírus.

O candidato Doutor Marcondes (PL) foi eleito o prefeito do município de Munhoz de Mello, no norte do Paraná, na eleição suplementar realizada no município neste domingo. A eleição suplementar aconteceu porque, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, o candidato Gilmar Jose Benkendorf Silva (MDB), que venceu a eleição em 2020, teve a candidatura indeferida pelo TSE. Segundo o tribunal, Gilmar apareceu em fotos exercendo a função de secretário, cargo do qual deveria ter se afastado para concorrer como prefeito. O vencedor do pleito deste domingo era candidato a vice-prefeito de Gilmar. Desde janeiro, o município é governado de forma interina pelo presidente da Câmara Municipal.

O transporte público de idosos em Cascavel, no oeste do Paraná, foi liberado para o grupo acima de 65 anos, mas continua com restrições para outras faixas etárias. A medida foi tomada como forma de tentar controlar a pandemia na cidade. Idosos de 65 anos ou mais podem usar o transporte coletivo de segunda a sexta-feira, das 9h da manhã às 4h da tarde. Aos sábados, a partir das 9h da manhã, e aos domingos sem restrições de horários. Os idosos voltam a ter acesso à gratuidade da tarifa. Apesar da liberação, os idosos do grupo de 60 a 64 anos continuam com acesso vedado ao transporte coletivo em Cascavel. A medida vale até o dia 25 de abril.