Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Problemas na coluna são uma das principais causas de afastamentos de trabalhadores no PR

Por Redação. Publicado em 16/01/2024 às 19:32.

Especialistas destacam a importância da prevenção.

Por Marinna Prota

Um recente levantamento do Ministério da Previdência Social mostra que mais de 2,5 milhões de cidadãos foram impedidos de exercer suas atividades no último ano devido a questões de saúde. A hérnia de disco lombar liderou as estatísticas, seguida de perto pela lombalgia. No Paraná o cenário é parecido, conforme dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), foram 10.744 afastamentos de trabalhadores por conta de problemas relacionados à coluna, entre julho e dezembro de 2023. Os maiores problemas foram relacionados à dor no ombro, dor na lombar e hérnia de disco.

Antonio Krieger, ortopedista especializado em cirurgia da coluna, destaca que a dor nas costas é o segundo sintoma mais comum procurado para consultas médicas, ficando atrás apenas da gripe.

SONORA

Os dados apontam que as hérnias de disco não são exclusivas de idades avançadas, podendo afetar diversas faixas etárias. Ainda conforme o INSS, no Paraná, os motivos relacionados à dor na lombar foram responsáveis por 2.080 laudos médicos, enquanto a hérnia de disco acometeu 2.070 profissionais paranaenses.

O médico enfatiza que a predisposição ao desgaste precoce dos discos pode ser reduzida por meio de hábitos saudáveis.

SONORA