Procura por vacina cai e mais de 5 milhões estão com calendário em atraso no Paraná.//
Geadas e nevoeiros devem marcar inverno no Paraná, diz Simepar.//
MP-PR determina que município de Astorga zere fila de espera por vaga em creches.//
Com Jomar Valença
Segundo informações da Rede Nacional de Dados de Saúde (RNDS), nos últimos meses simplesmente despencou a procura pela vacina no Paraná, numa situação que já faz com que mais de 5 milhões de pessoas estejam com a vacinação atrasada no estado, conforme a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR). A Sesa reforça que pessoas com a vacinação em atraso estão mais suscetíveis a desenvolver quadros graves da doença, caso contaminados.
**
O inverno começou nesta terça-feira (21) e será marcado por geadas e nevoeiros, Segundo a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A estação será seca e fria, e a temperatura média deve seguir o padrão típico da estação. Serão frequentes episódios de frio intenso por vários dias consecutivos, segundo o Simepar.
**
O Ministério Público do Paraná (MP-PR) determina que município de Astorga, no Norte, zere fila de espera por vaga em creches. A decisão acata ação civil pública contra o município que mantinha fila superior a 240 crianças em espera por vaga. O prazo para resolver a questão é de 120 dias, sob pena de multa diária de R$ 1 mil para o chefe do Executivo.