
A Região Sul do Brasil, responsável por 99% da produção de maçã do país, apresenta baixa de pelo menos 20% na safra deste ano, que está sendo colhida. Este é o assunto do Sul em Destaque de hoje.
Os três estados do sul do Brasil, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul são responsáveis por 99% da produção de maçã do país. Porém, devido às condições climáticas, na safra deste ano a produção deve ter uma queda de pelo menos 20% na produção do fruto.
A expectativa, segundo o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Maçã, Pierre Nicolas Pérès, é que os três estados produzam pouco mais de 950 mil toneladas neste ano. No ano passado, a produção do fruto chegou em 1 milhão e 106 mil toneladas de maçãs.
Apesar do tamanho reduzido, as maçãs das variedades Gala e Fuji, as principais da região, devem estar mais doces. Péres explica.
Santa Catarina é o principal produtor de maçã do Brasil. O fruto é um dos destaques do agronegócio do estado catarinense, que conta com 2.992 produtores.
Do volume produzido na última safra, SC foi responsável por 53%, RS por 44% e PR por 3%. Essa proporção deve ser mantida também na safra deste ano.
A maçã produzida no Brasil é uma das únicas livre da Cydia pomonella. A praga, também conhecida como traça da maçã, pode causar grandes prejuízos aos produtores rurais. Segundo Pierre, isso ajuda o Brasil nas exportações do fruto.
Porém, segundo presidente da Associação Brasileira de Produtores de Maçã, o tamanho reduzido dos frutos dessa safra deve sim afetar a exportação da maça brasileira. Principalmente para os países que preferem os frutos maiores.
De Florianópolis, repórter Stefany Alves.