Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Professores desocupam Alep, mas mantêm o protesto contra o PSS

Por Jornalismo. Publicado em 19/11/2020 às 16:40.

Professores desocupam Alep, mas mantém o protesto contra o PSS. // Mutirão contra pólio terá pontos em sistema drive-thru e em unidades de saúde.// Empresa é multada em R$ 150 mil por danos ambientais em Ponta Grossa.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

Os professores estaduais que passaram a noite na Assembleia Legislativa do Paraná deixaram o prédio no final da manhã desta quinta-feira e voltaram para a frente do Palácio Iguaçu, sede do governo do estado. Os professores pedem a revogação do edital da Secretaria de Educação do Paraná que trata do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação de novos professores para o ano letivo de 2021. De acordo com a APP Sindicato, que representa os professores da rede estadual, um grupo deve iniciar uma greve de fome até que consiga uma resposta positiva sobre a reivindicação. A ocupação no prédio administrativo da Alep aconteceu na tarde desta quarta-feira e no final da noite, o Tribunal de Justiça do Paraná determinou a desocupação. Ainda segundo o sindicato, após a desocupação, alguns integrantes se reuniram com deputados estaduais e integrantes do governo estadual para debater o assunto.

 

Neste sábado Curitiba vai ter mutirão de vacina contra a poliomielite e multivacinação. A Secretaria Municipal da Saúde vai oferecer drive-thru da “gotinha” em seis pontos da cidade e também vai abrir quatro Unidades de Saúde onde, além da pólio, serão oferecidas doses da multivacinação para crianças e adolescentes. Com o mutirão da vacina em dez pontos da cidade, a Prefeitura quer aumentar a proteção de crianças na faixa etária entre 1 ano e menos de 5 anos contra a doença que causa paralisia infantil, e também contra  meningite, pneumonia, tuberculose, caxumba, rubéola, sarampo. Neste ano, a campanha de reforço contra a pólio em Curitiba vacinou 50% das crianças. O mutirão da vacina será das 9h às 5 da tarde, com um ponto em cada região da cidade. Quem comparecer deve apresentar a carteira de vacinação. O sistema drive-thru é exclusivo para a vacina da gotinha, que também será oferecida nas quatro unidades de saúde que abrirão no sábado especialmente para a vacinação.

 

A transportadora responsável pela carga de um caminhão que tombou na PR-151, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, foi multada em R$ 150 mil por danos ambientais, segundo o Instituto Água e Terra (IAT). O caminhão estava carregado com 50 mil litros de combustível e tombou no dia 14 de outubro, bloqueando a pista por 18 horas. Segundo o IAT, o acidente causou danos ambientais no Rio Pitangui, por causa do vazamento de combustível na região. O órgão coletou amostras de água que foram analisadas. Os estudos apontaram que houve contaminação dos cursos d’água.