Professores estaduais aprovam greve a partir de dezembro. As informações com Deividi Lira.
Giro de Notícias COM TRILHA
Giro de Notícias SEM TRILHA
Em assembleia realizada nesse sábado, professores e funcionários das escolas públicas estaduais decidiram entrar em greve a partir do dia 2 de dezembro. A decisão é uma resposta à PEC que altera a aposentadoria dos servidores do estado e o remanejamento de ⅓ das aulas de ensino médio para o turno da noite.
Os deputados estaduais começam a discutir nesta semana o mérito da PEC, que deve dominar os debates na Casa até o início do recesso parlamentar de final de ano, previsto para o dia 17 de dezembro. Termina hoje o prazo para que os líderes das bancadas e dos blocos partidários indiquem os cinco deputados que vão compor a comissão especial responsável por analisar a PEC, que entre outros pontos, estabelece idade mínima para aposentadoria de 62 anos para mulheres e 65 para homens, com tempo de contribuição de pelo menos 25 anos para o funcionalismo paranaense.
A falta de chuvas já compromete o abastecimento de 14 cidades da região oeste do Paraná. Em Cascavel o fornecimento de água opera com rodízio. Campo Bonito e Santa Lúcia contam com auxílio de caminhões-pipa para atender a população. A Sanepar orienta os usuários a fazerem uso consciente e evitarem a lavagem de carros, calçadas e fachadas.
A estimativa para a safra de grãos neste verão é um crescimento de 19% em relação ao do ano anterior. Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), a previsão é que sejam colhidas 23 milhões e 400 mil toneladas. São 5,98 milhões de hectares plantados com grãos de verão no estado. Em 92% desta área está a soja.