Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Professores protestam contra prova do PSS na educação do Paraná

Por Jornalismo. Publicado em 17/11/2020 às 16:03.

Professores protestam contra prova do PSS na educação do Paraná.// Secretaria de Saúde de Curitiba libera aulas em escolas particulares para crianças até 10 anos. // ExpoLondrina vai ser realizada em agosto do ano que vem. ///

As informações com Juliana Sartori


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

Professores e funcionários de escolas da rede estadual fizeram uma marcha pelas ruas do centro de Curitiba na manhã desta terça-feira. O ato é em protesto contra a prova para contratação de professores temporários pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS), no Paraná. Eles pedem ainda a realização de concurso público para a contratação de mais profissionais para a rede estadual de ensino como forma de garantir a qualidade de ensino no estado. A marcha foi organizada pelo Sindicado dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Paraná (APP-Sindicato). Os servidores também criticam a militarização das escolas públicas e a terceirização dos funcionários de escola. Os manifestantes foram recebidos por representantes do governo no início da tarde.

Mesmo com número de casos ativos de Covid-19 em alta, cirurgias eletivas suspensas e hospitais com UTIs lotadas, a secretaria municipal de Saúde de Curitiba liberou as aulas presenciais curriculares para crianças da educação infantil (0 a 5 anos) e anos iniciais do Ensino Fundamental (até 10 anos). A decisão está em ofício publicado nesta segunda-feira. O documento, assinado pela secretária Márcia Huçulak, é uma resposta a um pedido do Sindicato de Escolas Particulares do Paraná (Sinepe). As aulas na rede municipal de ensino, no entanto, continuam suspensas até pelo menos dia 30 de novembro. O retorno deve ser no sistema determinado pela secretaria de Estado de Saúde, com ensino híbrido, número limitado de alunos, distanciamento social e uso obrigatório de máscaras. As escolas também vão ter que manter a opção online para os pais que não quiserem mandar os filhos para as escolas.

Após o cancelamento da edição deste ano da Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), a Sociedade Rural do Paraná (SRP) divulgou a nova data de realização da feira nesta terça-feira (17). A edição número 60 da ExpoLondrina será entre os dias 6 e 15 de agosto de 2021. A edição deste ano, que seria realizada entre os dias 9 e 19 de abril, foi cancelada em virtude da pandemia do novo coronavírus. Em julho, a Sociedade Rural do Paraná devolveu o dinheiro dos ingressos dos shows que tinham sido comprados antes da decisão.