Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Profissionais de saúde recusam vacina em Ponta Grossa

Por Jornalismo. Publicado em 17/06/2021 às 16:18.

Profissionais de saúde recusam vacina em Ponta Grossa ao tentar escolher imunizante.//

Vacina da gripe é liberada para toda população de Curitiba nesta quinta-feira.//

Paraná recebe até esta sexta-feira mais 234.500 doses de vacinas contra a Covid.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Tarde 

Cinco profissionais de saúde recusaram ser vacinados contra a Covid-19 em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. Por meio de nota, a administração municipal informou que os profissionais precisaram assinar um termo de recusa. Em relação a outros grupos de vacinação, a prefeitura informou ainda que algumas pessoas quiseram escolher o imunizante, mas foram orientadas que a possibilidade não existe. O problema foi registrado em outras cidades do Paraná e também no país em um momento que estados e municípios enfrentam um cenário com poucas doses disponíveis e muitas mortes provocadas pela Covid-19. Por conta disso, o Ministério Público estadual lançou uma campanha de combate à conduta. Nas redes sociais, o órgão publicou uma mensagem de que a melhor vacina é a que estiver disponível na hora da aplicação.

A prefeitura de Curitiba ampliou a vacinação contra a gripe para toda a população, nesta quinta-feira. Qualquer pessoa a partir dos seis meses de idade pode procurar por uma dose em 54 unidades de saúde. Em Curitiba, até quarta-feira, 38% do público-alvo foi vacinado, segundo a prefeitura. O total representa 230.091 doses aplicadas. Pessoas que se vacinaram contra a Covid-19 precisam aguardar um intervalo de 14 dias para receber a vacina da gripe. Apesar de não proteger contra o novo coronavírus, a vacina contra a gripe pode auxiliar nos diagnósticos de Covid-19, já que os médicos podem descartar a hipótese de Influenza em pessoas imunizadas com sintomas gripais.

O Paraná receberá até esta sexta-feira mais 234.510 doses de vacinas contra a Covid-19 para dar continuidade a imunização da população. Nesta quinta-feira (17), segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), chega parte deste lote, com 143.910 doses da Pfizer. As vacinas estarão em um voo que pousa no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, às 19h05. A outra parte do lote são 90.600 doses de Coronavac que, segundo a Sesa, chegarão ao Paraná na manhã de sexta-feira. O voo está previsto para pousar na RMC às 10h05. De acordo com a Sesa, as vacinas serão destinadas aos grupos prioritários e à população em geral acima de 40 anos.