Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Programa Campo Fácil reduz êxodo rural no Noroeste do Paraná

Por Redação. Publicado em 15/03/2019 às 09:00.

No Noroeste do Estado, uma iniciativa tem sido importante para fortalecer e apoiar a agricultura familiar na região. Quem tem mais informações é o jornalista Vacy Alvaro.

Iniciativa fortalece e apoia agricultura familiar há 7 anos em Ubiratã (PR)

Há sete anos, cerca de 1200 famílias de produtores rurais de Ubitarã, no Noroeste do Estado, tem sido beneficiadas com o Programa Campo Fácil. A iniciativa atua em diversas frentes, a fim de garantir a permanência dessas pessoas no campo, com a prestação de atendimento e assistência técnica. O resultado é a melhoria da qualidade de vida no município e a redução do êxodo rural.

A iniciativa é desenvolvida por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Ubiratã, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná e a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Piquiri. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Ubiratã, Antonio Hideraldo Magron, explica que o Programa atualmente envolve várias ações destinadas ao fortalecimento da agricultura familiar.

“Da forma como ele é aplicado na nossa cidade de Ubiratã ele extrapola um pouquinho o convênio original, porque a gente hoje considera como se fosse um grande guarda-chuva. Por exemplo, dentro do programa Campo Fácil nós também temos o programa de apoio ao cooperativismo, onde nós orientamos esses produtores da agricultura familiar a se organizar em cooperativas. Temos a cooperativa Canpar (Cooperativa do Agronegócio do Noroeste do Paraná)”.

As ações estão relacionadas a temas como apoio a armazenagem, transporte e comercialização dos produtos de origem do campo; suporte para que agricultores tenham acesso a investimentos para aquisição de veículos e pequenas construções; e o programa de Bacias Hidrográficas, desenvolvido com a Itaipu Binacional.

Além do 2º Concurso de Boas Práticas – Iniciativas para Construção da Agenda 2030, o Programa Campo Fácil já recebeu outras premiações pela sua atuação, como o reconhecimento do Programa Cidades Sustentáveis e o Prêmio Gestor Público Paraná, promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná.