Programa de bolsa para qualificação cultural abre 12 mil vagas no Paraná///
Vereadores de Curitiba avaliam a criação de banco de informação sobre pedófilos///
Paraná é um dos estados brasileiros com mais mortes pela covid-19////
As informações com Amanda Yargas.//
Estão abertas as inscrições para o Programa Bolsa Qualificação Cultural – Lei Aldir Blanc 2021. O Estado vai ofertar cursos de Artes Visuais; Audiovisual; Circo; Dança; Literatura, Livro e Leitura; Música; Ópera; Povos, Comunidades Tradicionais e Culturas Populares; Teatro; e Técnicos. As aulas serão remotas e quem não tiver acesso à internet pode solicitar material impresso à Universidade Estadual de Ponta Grossa, responsável pelas turmas.
Serão 12 mil vagas e, a cada módulo de 40 horas o participante vai receber uma bolsa de mil reais, totalizando 3 mil reais. As inscrições vão até o dia 30 de setembro. Para se inscrever, é necessário residir no Paraná, ter mais de 18 anos completos e comprovar a atuação de, no mínimo, dois anos, na área cultural.
E a Câmara Municipal de Curitiba avalia um projeto de lei que cria um banco de dados com informações sobre pedófilos. A proposta, da vereadora Sargento Tânia Guerreiro (PSL), prevê que o cadastro contenha dados pessoais, idade, foto e endereço dos condenados, além de um relato com as circunstâncias do crime. A ideia é que esses dados sejam disponibilizados, com acesso restrito, controlado e identificado às polícias e delegacias especializadas, ao Ministério Público, Poder Judiciário e demais autoridades conforme regulamentação.
O Paraná é o quarto estado brasileiro com o maior número de mortes causadas pela covid-19, com 38mil163 óbitos decorrentes da doença. Segundo o Ministério da Saúde, até essa terça-feira, São Paulo registrou 147mil 444, Rio de Janeiro 64mil e77 e Minas Gerais 53mil732 mortes.