
Você já parou para pensar se o ambiente digital é realmente inclusivo? Será que todas as pessoas, principalmente os idosos, conseguem se adaptar facilmente às novas tecnologias? Um projeto da UFPR está facilitando estas conexões. Saiba mais na reportagem de Lucas Daniel.
Por Lucas Daniel sob supervisão de Chirlei Kohls e Elson Faxina
Parceria Rede Aerp de Notícias e Agência Escola UFPR
O projeto Inclusão Digital de Adultos e Idosos é um dos projetos de extensão da Universidade Federal do Paraná. Ele faz parte do Departamento de Terapia Ocupacional da UFPR e atua desde 2016, incluindo pessoas ao uso da tecnologia no dia a dia. A missão vai além de instrumentalizar ensinando técnicas. Os pesquisadores, professores e estudantes que integram o projeto se preocupam também com a noção de pertencimento dos idosos no meio digital. Taiuani Marquine, que é coordenadora do projeto, fala da importância de ações como essas.
SONORA
Hoje, apesar de mencionar a inclusão de adultos em seu nome, o projeto passou a atender somente o público idoso acima dos 60 anos. O motivo é que essa é realmente a faixa etária que mais necessita e que tem buscado o auxílio do grupo.
Há ainda um fator importante que atravessou o desenvolvimento dessa extensão: a pandemia de covid-19. Antes os integrantes atendiam presencialmente no Campus Botânico da UFPR, prezavam pelas participações, interações e trocas com os idosos, mas agora sentem as dificuldades de ensinar o uso da tecnologia pelo próprio ambiente tecnológico.
SONORA
Evelin Wisniewski tem 70 anos e participou do Projeto Inclusão Digital de Adultos e Idosos no ano de 2019. A aposentada tinha participado de outros cursos e projetos dentro da UFPR e lá conheceu a ação de inclusão digital. Recentemente, ela trocou de smartphone e buscou se atualizar através de outro programa de capacitação tecnológica, dessa vez oferecido pela Fundação de Ação Social de Curitiba.
SONORA
Se você tem 60 anos ou mais ou conhece alguém que tem dificuldade em utilizar os dispositivos digitais, fique de olho no Projeto Inclusão Digital de Adultos e Idosos, nas redes sociais. Você pode acompanhar a abertura de novas vagas e turmas pelo arroba: i-d-60-mais. A participação é gratuita.
SONORA