Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Projeto de lei prevê proteção e conservação de duas espécies de onças no Paraná

Por Comunicação. Publicado em 22/11/2022 às 13:41.

Projeto de lei prevê proteção e conservação de duas espécies de onças no Paraná.//
Proposta do Governo do Paraná aumenta ICMS.//
Dez pessoas ficam feridas após acidente com ônibus do transporte público de Ponta Grossa.//

Com Jomar Valença

Um projeto do Governo do Estado prevê proteção e conservação de duas espécies de onças no Paraná. O Programa de Conservação de Grandes Felinos no Estado vai proteger a onça-pintada (Panthera onca) e a onça-parda (Puma concolor). A primeira é considerada em perigo de extinção no Estado do Paraná e a segunda tem situação vulnerável. projeto de lei prevê, ainda, a criação de um banco de dados de ocorrências envolvendo esses animais dentro do território paranaense.
**
O governo do estado enviou nesta segunda-feira (21) à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) um pacote de propostas, entre elas uma que aumenta o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O texto enviado aos deputados aumenta a chamada alíquota modal do ICMS, de 18% para 19%. A medida, pelas contas do Executivo, deve gerar R$ 1,2 bilhão em arrecadação por ano. O Governo do Paraná justificou que a alta é para tentar diminuir o rombo nos cofres estaduais deixado pela redução do imposto sobre combustíveis, energia elétrica e telecomunicações. Todas as propostas tramitam em regime de urgência.
**
Dez pessoas ficaram feridas depois de um ônibus do transporte público de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, tombar em um barranco na PR-438, de acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE). O acidente foi na segunda-feira (21). O veículo fazia a linha Ponta Grossa – Guaragi.Nove passageiros estavam no ônibus e foram levados para atendimento em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Dois tiveram ferimentos mais graves, conforme a polícia.