
Projeto genomas sequência mais de mil amostras no Paraná
Safra de pinhão será menor em 2025, segundo Deral
Mais de 60 mil pessoas devem passar pela rodoviária de Curitiba durante o feriado prolongado
Com Marinna Prota
O projeto Genomas Paraná apresentou os resultados preliminares do sequenciamento genético realizado em Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná. De novembro de 2024 até o momento, foram sequenciadas 1.242 amostras biológicas de um total de 3.105 fornecidas por moradores da cidade e também de residentes nos distritos de Palmeirinha, Entre Rios e Guairacá.
O estudo recebeu financiamento superior a R$ 6 milhões. A proposta é auxiliar o governo a criar soluções para diagnósticos e tratamentos para a população, que possui grande diversidade étnico regional.
////
A safra de pinhão será menor no Paraná neste ano, segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral). A expectativa é de uma redução entre 20% a 30% em relação ao que foi produzido em 2024, o equivalente a 2 mil toneladas. Ainda conforme a instituição, a comercialização que começou a ser permitida desde o início do mês vale até o fim de junho, e requer que os grãos não estejam verdes.
///
O feriadão de quatro dias que começa na próxima Sexta-Feira Santa (18), promete movimentar a Rodoviária de Curitiba. A previsão da administração do terminal é de que 60 mil embarques e desembarques aconteçam no recesso prolongado, 30% a mais do que no feriado de Páscoa do ano passado, quando os feriados não emendaram.
A estimativa é de 35 mil embarques e 25 mil desembarques entre 16 e 21 de abril.