
Com a instalação de painéis solares, produtor de leite de Nova Prata do Iguaçu, reduziu custos com energia mais sustentável
Por Fernanda Nardo
Desde 2006, o produtor Idemar Dalberto, de Nova Prata do Iguaçu, no Sudoeste, trabalha com lavoura e produção de leite. Dalberto explica que a produção de leite, que conta com 50 animais, consome muita energia, e com isso os custos estavam cada vez mais altos. Para amenizar os gastos, o produtor buscou uma alternativa sustentável e mais econômica, que consiste na geração de energia na própria fazenda, por meio de painéis solares. O projeto foi implementado no começo deste mês, mas Dalberto já destaca as expectativas com a nova tecnologia.
SONORA
O projeto foi viabilizado pelo Programa RenovaPR. Segundo Dalberto, todo trâmite para a viabilização e instalação da tecnologia foi feito de maneira ágil.
SONORA
Os produtores que participam do programa podem optar pela instalação de unidades solar fotovoltaicas ou de biodigestores, além do sistema hibrído. O coordenador do RenovaPR, Herlon de Almeida, destaca que com a geração própria de em energia o produtor tem a possibilidade de reduzir custos e ampliar suas atividades.
SONORA
O programa foi lançado há três meses, e conta com 1.338 produtores inscritos. Os interessados tanto na instalação de unidades solar fotovoltaicas quanto de biodigestores, podem procurar um dos escritórios municipais do IDR-Paraná.