Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Quadrilha que usa técnicas de rapel para furtar prédios é alvo de ação policial

Por Comunicação. Publicado em 28/09/2021 às 09:38.

Proprietários rurais têm até dia 30 para declaração ITR.//

Polícia prende investigado por desmatar Mata Atlântica no Paraná.//

Quadrilha que usa técnicas de rapel para furtar prédios é alvo de ação policial.//

Informações com Fernanda Nardo

Mais de 100 mil proprietários de rurais precisam declarar Imposto Territorial Rural (ITR). O prazo se encerra na próxima quinta-feira (30). Essa declaração é para pessoas físicas e jurídicas que possuem qualquer título rural. Cerca de 80% de todas as declarações, o equivalente a 406 mil, já foram entregues no Paraná. Ainda faltam um pouco mais de 104 mil declarações, 20% do total a ser entregue. O proprietário rural que declarar o ITR fora do prazo pagará multa de 1% ao mês, calculada sobre o total do imposto devido. A declaração deve ser feita de forma online, por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR 2021, disponibilizado pela Receita Federal.

A Polícia Civil do Paraná está nas ruas, desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (28), para cumprir 23 ordens judiciais contra uma quadrilha responsável por pelo menos 13 furtos em prédios comerciais, no Paraná e em Santa Catarina. Os suspeitos utilizavam itens de escalada e rapel para ingressarem nos prédios, segundo a polícia.  Estão sendo cumpridos 10 mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão, em Curitiba e na Região Metropolitana. Mais de 70 policiais civis participam da operação, inclusive com apoio aéreo por helicóptero.

Um homem suspeito de desmatar uma área de Mata Atlântica e cometer outros crimes ambientais foi preso depois de tentar atirar contra policiais, em Peabiru, na região centro-oeste do Paraná, segundo a Polícia Militar. Além dos crimes ambientais, o homem irá responder por tentativa de homicídio. Ao todo, cerca de 10 mil metros quadrados de área de Mata Atlântica foram desmatados de uma área rural. Além disso, a polícia identificou descarte irregular de embalagens de agrotóxicos e utilização de fogo.