Uma equipe de investigação da Delegacia de Araucária prendeu em flagrante na terça-feira, dia 16, quatro homens que se passavam por policiais civis para praticar extorsão na região metropolitana de Curitiba.
Segundo o delegado João Marcelo Renk Chagas, o crime acontecia depois que o grupo comprava dívidas das vítimas. “Eles agiam comprando dívidas e depois passaram a cobrá-las. Mas não cobravam de forma legal. Eles usavam de grave ameaça, incomodando pessoas, indo em seus locais de trabalho… Normalmente eles ficavam com 30% do valor e repassavam o restante para a pessoa que os contratava.”
Ainda segundo o delegado, os indivíduos costumavam se identificar como policiais civis de Araucária e Contenda.
A quadrilha foi descoberta graças a uma das vítimas, que não se intimidou com as ameaças e registrou Boletim de Ocorrência. Com o objetivo de ajudar a polícia, a vítima avisou que tinha marcado um encontro com o quarteto para entregar o dinheiro devido.
Nessa reunião, foi realizada a abordagem aos suspeitos e, com eles, foram encontrados um soco inglês, com uma lâmina e dois “porretes” de madeira, bem como uma carteira de identificação falsificada da Academia Nacional de Investigações e Segurança. A grupo está detido na Delegacia e vai responder pelos crimes de formação de quadrilha e extorsão.