
Tumor de pele não melanoma é o mais incidente e especialistas indicam que o diagnóstico precoce é a principal arma para a sobrevivência.
Por Marinna Prota
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença é considerada o principal problema de saúde pública no mundo. As projeções para 2023 apontam que o Paraná pode fechar o ano com 36,9 mil novos casos, sendo o tumor de pele não melanoma o mais incidente, com 9.080 possíveis registros. A médica oncologista Giovana Gugelmin orienta sobre a prevenção.
SONORA
O INCA mostra ainda que o câncer de mama lidera as ocorrências entre as mulheres, e tem 3.650 casos estimados. A especialista ressalta a importância da mamografia.
SONORA
Já entre os homens, o câncer de próstata apresenta uma estimativa de 3.430 casos. Segundo especialistas, a triagem é feita a partir dos 40 anos com exames de sangue e toque.
A médica destaca ainda a necessidade de conscientização para uma alimentação adequada e a prática regular de atividades físicas para evitar pelo menos uma dúzia de tipos de câncer.
SONORA