Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Quase 800 paranaenses com Covid estão na fila para conseguir leito em hospitais

Por Jornalismo. Publicado em 19/05/2021 às 15:31.

Quase 800 paranaenses com Covid estão na fila para conseguir leito em hospitais.//

Curitiba avança na vacinação de pessoas com 30 anos ou mais com comorbidades.//

Baleia jubarte é encontrada morta na Ilha do Mel.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

798 pessoas aguardam internamento em leitos de UTI ou enfermaria exclusivos para pacientes da Covid-19, no Paraná, segundo dados atualizados pela Secretaria Estadual de Saúde. São 405 pessoas aguardando um leito de UTI e 393 que aguardam um leito de enfermaria. O pico da fila, desde o início da pandemia, foi no dia 16 de março, com 1.357 pessoas. A taxa de ocupação dos leitos UTI SUS para pacientes da Covid-19 está em 95%. Do total de 1.930 vagas disponíveis no estado, 106 estão livres.

A partir desta quinta-feira, as pessoas com 30 anos ou mais que tenham comorbidades vão receber a vacina contra a covid-19 em Curitiba. Nesta quarta, estão sendo vacinadas pessoas acima de 40 com comorbidades. Também continua a imunização com a primeira dose para gestantes e puérperas com comorbidades,  pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos e para idosos acima de 60 anos que ainda não foram vacinados. Paralelamente ao grupo de comorbidades com 30 anos ou mais, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba segue com a aplicação de vacina de professores e trabalhadores da Educação Básica.

Uma baleia jubarte de aproximadamente 13 metros foi encontrada morta na Praia Grande da Ilha do Mel, no litoral do Paraná. Segundo o Laboratório de Ecologia e Conservação do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o animal estava morto no mar há alguns dias e foi encontrado em estado de decomposição. Pesquisadores foram até o local na manhã desta quarta-feira (19) para realizar coleta de materiais biológicos e avaliar o estado da carcaça do animal. Segundo o laboratório do CEM, as baleias jubartes do Atlântico Sul vem ao Brasil anualmente para reprodução e passam o verão se alimentando na região Antártica. A principal área brasileira de reprodução é o litoral da Bahia.