Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Quedas podem deixar sequelas graves em idosos

Por Comunicação. Publicado em 27/12/2021 às 08:30.

Segundo o Ministério da Saúde, em cada 20 idosos que sofrem quedas, um tem fratura ou necessita de internação. Especialista alerta para os cuidados com os idosos mesmo durante as férias.

Por Fernanda Nardo

O último mês do ano é sinônimo de festas, férias e passeios em família. Mas nas famílias com pessoas idosas, esse período também deve ser de atenção e de cuidados redobrados, conforme alertam especialistas. Dados do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, do Ministério da Saúde, indicam que, para cada três indivíduos com mais de 65 anos, um sofre uma queda anualmente. Já em cada 20 idosos que sofrem a queda, ao menos um tem fratura ou necessita de internação. Dentre os idosos com 80 anos ou mais, 40% caem todo ano. Para a geriatra e professora do curso de Medicina da Universidade Positivo, Uiara Vargas Ribeiro, a pessoa idosa que cai pode desenvolver medo de novas quedas, o que leva a uma maior inatividade física e, consequentemente, perda de massa óssea, deixando-a mais vulnerável.

SONORA

Por isso, segundo a especialista, a prevenção deve ser pensada tanto no ambiente familiar quanto fora de casa.

SONORA

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a prevalência de pelo menos uma queda por ano na população com mais de 65 anos está entre 30% e 60%. Já nas pessoas acima de 85 o percentual de quedas aumenta em até 34%.