Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Ratinho Junior não descarta retomar medidas de restrição mais severas em todo Estado

Por Jornalismo. Publicado em 12/05/2021 às 15:25.

Cidades na região de Foz do Iguaçu endurecem medidas contra a Covid-19 nos finais de semana.//

Ratinho Junior não descarta retomar medidas de restrição mais severas em todo Estado.//

Mais de 200 cidades pausaram vacinação de segunda dose por falta de imunizante.///

As informações com Juliana Sartori


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

Nove cidades da região de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, decidiram endurecer as medidas de circulação por dois finais de semana para tentar conter o aumento de casos de Covid-19. As medidas foram definidas em uma reunião entre as prefeituras e a 9ª Regional de Saúde realizada na terça-feira.Ficou decidido que os municípios vão determinar o fechamento de todos os estabelecimentos comerciais, inclusive supermercados e postos de combustíveis, das 5 horas da tarde de sábado até às 5h da manhã de segunda-feira. Além disso, haverá toque de recolher ao longo do período. As medidas valem nos finais de semana de 15 e 16 de maio e de 22 e 23 de maio nas seguintes cidades: Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal, Ramilândia, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Serranópolis do Iguaçu.

 

O governador Ratinho Junior, em entrevista coletiva hoje no Palácio Iguaçu, foi questionado sobre o endurecimento das medidas de restrições contra a Covid-19 aos fins de semana decretado nas nove cidades da região oeste. Devido à alta na taxa de transmissão da doença na região, ele afirmou que não descarta também voltar a tomar medidas mais restritivas em todo o Paraná a fim de evitar a chamada terceira onda do coronavírus. Segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde, a ocupação nos leitos do Paraná é de 95%. Os dados apontam que 535 pacientes aguardam por leito de internamento.

 

O Paraná ainda tem falta de Coronavac para reforçar a imunização dos grupos que esperam pela segunda dose, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Nesta terça-feira, das 399 cidades, 204 pausaram a vacinação de segunda dose por não ter a vacina. No sábado, o estado recebeu 57.800 vacinas da Coronavac. As doses são para reforço, ou seja, segunda aplicação. Apesar disso, segundo a Sesa, 33.377 vacinas foram destinadas para ajustar a imunização em segunda dose no público prioritário vacinado com a primeira, como trabalhadores de saúde e idosos, dependendo da necessidade dos municípios.Por conta dessa falta de vacinas, os municípios pararam a aplicação.Mesmo com os atrasos, o Ministério da Saúde informou que a segunda dose da vacina contra Covid-19 deve ser tomada mesmo fora do prazo.