Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Região Sul tem maior taxa de transmissão de covid-19 do país

Por Jornalismo. Publicado em 26/11/2020 às 09:00.

A pandemia está crescendo de forma acelerada no Sul, a frente de todas as outras regiões do país. Os detalhes na reportagem de Amanda Yargas.

 

 

A região Sul tem a maior taxa de transmissão do coronavírus no Brasil. O dado é da plataforma Info Tracker que monitora casos de Covid-19 no país desde o mês de junho. A ferramenta foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) com base nos registros oficiais da Saúde.

O índice de retransmissão (Rt) mostra para quantas pessoas um infectado está passando o vírus naquele momento. No caso do Brasil, o índice é de 1,55, o que significa que cada 100 contaminados transmitem o vírus para outras 155 pessoas. Estas, infectam outras 240 pessoas e assim por diante. Para se ter uma diminuição do número de casos é necessário que o índice seja menor que 1, como explica o professor responsável pela iniciativa, Wallace Casaca.

SONORA

Segundo os dados da plataforma, não há nenhuma região do país com recessão da pandemia. O índice mais baixo é do Centro-Oeste, com 1.10. A região Sul tem neste momento um índice de 1,88, o que representa um crescimento muito acelerado, bem além de uma estabilidade no número de casos, como avalia o professor. 

SONORA

Segundo informou cada Secretaria Estadual de Saúde nesta terça-feira, o Paraná tinha 258 mil 432 casos confirmados com 5 mil 878 mortes causadas pelo coronavírus. 79% dos leitos exclusivos para Covid-19 em UTIs adultas do SUS estavam ocupados.  Já em Santa Catarina total de casos registrados  era 332 mil e 76 com 3mil 530 óbitos. A taxa de ocupação dos leitos de UTI no SUS no estado era de 81,4%. No Rio Grande do Sul, 77,2% dos leitos estavam ocupados, 301mil 766 pessoas se infectaram e 6 mil573 perderam a vida em decorrência da doença.

Amanda Yargas