Registros ativos de arma de fogo crescem 129% no Paraná.//
Dez novos leitos de cirurgia são abertos no Hospital Regional de Guarapuava.//
Forças policiais cumprem mandados contra organização ligada ao tráfico em Paranaguá.//
Com Jomar Valença
O número de registros ativos de armas de fogo por pessoas físicas cresceu 129% no Paraná, entre 2018 e 2022, segundo um levantamento do Instituto Igarapé. Com o crescimento expressivo, o Paraná ficou em 5º lugar no ranking, quando comparado com outras unidades da federação. O levantamento indica também que Paraná apresenta falta de transparência dos dados públicos sobre armas.
**
Começaram a funcionar dez leitos de urgência e emergência no centro cirúrgico do Hospital Regional de Guarapuava, na região central do Paraná. Com a nova estrutura, o hospital passou a fazer de cirurgias de baixa e média complexidade, como vesícula, hérnia e apendicite. O novo centro cirúrgico do estado tem capacidade para realizar até 120 procedimentos por mês. A estrutura começou a ser construída em 2016, foi entregue pela metade no mês passado, e agora começou a receber pacientes.
**
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) e a Polícia Militar (PMPR) estão nas ruas nesta sexta-feira (7) para cumprir quatro mandados de busca e apreensão contra uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas e homicídios em Paranaguá, no Litoral do Estado. De acordo com as investigações, os alvos são locais de venda de drogas e que servem como esconderijos para os suspeitos. As investigações tiveram inicio após dois homicídios cometidos em maio e junho deste ano, no mesmo município, em razão da disputa entre grupos ligados ao tráfico de drogas.