Relatória aponta falhas na gestão de segurança dos silos da C. Vale, em Palotina
Copel instala medidores inteligentes em municípios da região de Curitiba, Centro-Sul e Campos Gerais
Brasil atinge 1 milhão de casos de dengue
As informações com Mauro Contti
O Relatório do Ministério do Trabalho e Emprego sobre as explosões que mataram dez pessoas e feriram outras dez na Cooperativa C.Vale, em Palotina, no oeste do Paraná, concluiu que houve um problema na gestão de segurança da empresa. De acordo com o documento, o acúmulo de poeira dos grãos nos silos pode ter criado um ambiente propício para as explosões. O ministério enviou o relatório ao Ministério Público do Trabalho, que vai avaliar se cabe uma ação civil, e também para a Advocacia Geral da União. A C.Vale afirmou que vai se manifestar quando tiver acesso ao relatório.
Residências de municípios das regiões Metropolitana de Curitiba, Centro-Sul e nos Campos Gerais estão recebendo novos medidores de consumo de energia, que fazem parte do programa Rede Elétrica Inteligente da Copel. O projeto busca levar soluções de automação do sistema para clientes passando pela troca do relógio de luz nas unidades consumidoras. A troca do medidor leva em média 30 minutos, período em que é necessário desligar a unidade consumidora. O serviço não tem custo para o cliente, e é feito exclusivamente na entrada de serviço, onde o medidor de energia está instalado.
O Brasil ultrapassou ontem a marca de um milhão de casos prováveis de dengue, segundo atualização feita pelo Ministério da Saúde. O número, referente às oito primeiras semanas de 2024, representa quase cinco vezes o registrado no mesmo período de 2023, quando 207 mil infecções foram notificadas. Até o momento, foram registrados 214 óbitos em decorrência da doença. Outras 687 mortes estão em investigação pelo ministério.