Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Retorno das cirurgias eletivas reforça necessidade de doação de sangue

Por Jornalismo. Publicado em 13/06/2022 às 20:02.

Nesta terça-feira (14/06) é Dia Mundial do Doador de Sangue. E neste momento, os estoques precisam de reforço.

por Amanda Yargas

O nível de estoques nos bancos de sangue no Brasil está mais baixo do que no período crítico da pandemia da covid-19. Especialistas indicam que o número de doações subiu menos do que o de cirurgias eletivas que voltaram a ser realizadas. Além das cirurgias, os hemocomponentes também são usados em tratamentos de hemofílicos, pessoas com câncer e transplantados.  O coordenador médico do Pronto Socorro do Hospital Universitário Cajuru, referência em trauma, José Fernando Rodriguez, indica que o sangue não tem substituto.

SONORA

No mês de junho, tradicionalmente as doações de sangue diminuem – seja pelas férias escolares ou pelo frio e aumento de doenças respiratórias. A coordenadora de enfermagem do bloco cirúrgico do Hospital Marcelino Champagnat, Íris Andriani, lembra que toda pessoa pode precisar receber sangue um dia e que este é um ato de solidariedade. 

SONORA

Podem doar sangue pessoas com idade entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam estar acompanhados de um responsável legal), que estejam bem alimentadas, bem de saúde, e pesem mais de 50 kg. Homens podem doar até quatro vezes ao ano com intervalo mínimo de dois meses e mulheres três vezes ao ano, com intervalo de três meses.