Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Réveillon no litoral tem fogos lançados do mar

Por Redação. Publicado em 31/12/2019 às 09:27.

Réveillon no litoral tem fogos lançados do mar. As informações com Amanda Yargas.

 

 

 

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

 

Giro de Notícias SEM TRILHA

 

A queima de fogos no litoral nesta virada de ano vem cheia de novidades. Em Guaratuba os fogos serão lançados do Morro do Cristo e de uma balsa ancorada em alto-mar. Quem anima a festa é o Trio Elétrico Águia, a partir das 22h. Já em Matinhos os fogos serão acionados por alpinistas, direto do Morro do Boi. a queima de fogos será ao longo da Avenida Atlântica, nas proximidades da Rua Londrina, Rua Alvorada e do próprio morro, que vai ficar fechado para visitação até às 15h desta quarta-feira. Músicos do Trio Elétrico Tremendão vão fazer a contagem regressiva para a virada de ano. A apresentação da banda está marcada para começar às 22h. Em Pontal do Paraná, o show de fogos Verão Maior está marcado para o balneário Praia de Leste. Os três shows pirotécnicos devem durar 15 minutos já que contam no total com quase uma tonelada e meia de fogos.

Pessoas com dificuldade de locomoção ganharam uma opção a mais para aproveitar a praia. O projeto chamado de Cadeiras Anfíbias disponibiliza equipamentos adaptados para se locomover na areia e entrar no mar. Elas têm cinto de segurança, encosto, assento, apoio cervical a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado.  As cadeiras suportam até 120 quilos e são flutuantes. Os equipamentos ficam disponíveis de forma gratuita nos postos de atendimento da Sanepar em Guaratuba, Matinhos e nos balneários de Pontal do Sul, Ipanema e Praia de Leste, em Pontal. A iniciativa é uma parceria da Sanepar e da Secretaria do Estado da Justiça, Família e Trabalho.

Duas cidades do Ceará registraram o aparecimento de óleo nas praias nessa segunda-feira. O óleo foi encontrado pelo grupo de acompanhamento e avaliação composto por Marinha, Agência Nacional de Petróleo e Ibama.  A presença dos  resíduos foi registrada nas praias Caetanos de Cima e Caetanos de Baixo na cidade de Amontada, a cerca de 150 quilômetros de Fortaleza e na Barra do Poço Velho, em Itapipoca, a 130 quilômetros da capital. A região fica no litoral Oeste do Ceará. Amostras do material foram enviadas para o instituto de estudos do mar Almirante Paulo Moreira para confirmar se ele tem a mesma origem do óleo que atingiu a costa brasileira pela primeira vez há cerca de dois meses. Até esta sexta-feira, 980 pontos do litoral do país tinham sido afetados pelo vazamento.