Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Revisão de bandeiras tarifárias é discutida pela Aneel

Por Jornalismo. Publicado em 23/03/2021 às 09:16.

Revisão de bandeiras tarifárias é discutida pela Aneel.//  Nova Ferroeste vai ligar a cidade de Maracajú, no Mato Grosso do Sul a Paranaguá, Paraná.// Volvo anuncia paralisação das atividades na fábrica de Curitiba.///

As informações com Grasiani Jacomini


Giro de Notícias da tarde COM TRILHA

Giro de Notícias da tarde SEM TRILHA

 

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai discutir a revisão nos valores do sistema de Bandeiras Tarifárias, nesta terça-feira. Segundo Aneel, sempre que há um aumento no custo de produção de energia no país é feita uma cobrança adicional nas contas de luz. Se a proposta em debate for aprovada, o valor médio pago pelos consumidores, quando a bandeira está na cor amarela, deve ficar mais barato. Para equilibrar as contas, a Aneel deverá subir o valor cobrado daqueles que utilizam a energia elétrica na bandeira vermelha.

 

Paraná e Mato Grosso do Sul buscam a consolidação do projeto da Nova Ferroeste, traçado que vai ligar Maracajú (MS) a Paranaguá (PR). No estudo preliminar apresentado pelos grupos técnicos dos dois governos no fim da segunda-feira, está a previsão de que a obra possa reduzir em 27% o custo das exportações. A nova malha ferroviária terá 1.285 quilômetros de extensão total. O pacote inclui a construção de uma ferrovia entre Maracajú e Cascavel; um novo traçado entre Guarapuava e Paranaguá; um ramal multimodal ligando Cascavel e Foz do Iguaçu; além da revitalização do atual trecho da Ferroeste, entre Cascavel e Guarapuava.

 

A Volvo anunciou que nesta terça-feira vai paralisar as atividades de sua fábrica em Curitiba. O motivo seria a falta de peças, principalmente componentes eletrônicos, para a fabricação dos caminhões. Além disso, a montadora também citou o agravamento da pandemia no País. A medida atinge cerca de 2 mil funcionários do total de 3,7 mil pessoas que trabalham na fábrica instalada na capital paranaense. Em nota, a montadora disse que vai manter “boa parte” do efetivo em atividade, incluindo a produção de ônibus e uma parte da linha de caminhões, assim como a distribuição de peças a concessionárias.