Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Revolução Sustentável: Empreendedores paranaenses transformam “lixo” em produtos inovadores

Por Comunicação. Publicado em 21/05/2024 às 12:41.

De tecido usado a grafeno e sobras da agroindústria a tinta ecológica; Vamos explorar essas transformações tecnológicas desenvolvidas no Paraná que estão contribuindo para preservação ambiental.  

Por Fernanda Nardo

Imagine que a sua camiseta velha possa virar grafeno, um material futurístico de alta tecnologia, ou que as sobras da agroindústria se tornem tintas ecológicas para tecidos. Ou seja, materiais que antes eram considerados lixo ganham vida nova, e são transformados em produtos de alto valor e utilidade. Parece coisa de ficção científica, né? Mas essa é a nova realidade e está acontecendo agora, graças a empresas como a Química Inteligente, localizada em Curitiba. A empresa trabalha com pesquisa e desenvolvimento de tintas ecológicas extraídas de sobras da agroindústria. Mais de 80 produtos foram criados de maneira sustentável, livres químicos nocivos e com um impacto ambiental significativamente reduzido, como explica o químico e empresário da Química Inteligente, Clayton Roberto da Costa.

SONORA

Mas não para por aí! Pesquisadores do Instituto Senai de Inovação descobriram uma maneira de converter tecidos usados em grafeno. O método não só recicla o tecido, mas também cria um material com vastas aplicações tecnológicas. Uma verdadeira revolução na forma como pensamos o ciclo de vida dos produtos, como pontua a coordenadora de negócios do Instituto Senai de Inovação de Eletroquímica,  Alana Cristine Pellanda.

SONORA

O projeto é fruto de um edital do Sesitech, que busca auxiliar as empresas paranaenses em pesquisas para soluções inovadoras. Após ter o projeto aprovado em 2022, a advogada Dyana Porto, da empresa PL Confecções, em Cianorte, exlica que a fábrica buscava uma solução para a destinação adequada de uniformes usados.

SONORA

A revolução dos materiais está apenas começando, e as possibilidades são infinitas. Essas práticas não só ajudam a preservar o meio ambiente, mas também promovem a inovação e a criatividade e podem ser aplicadas em diversos contextos, desde grande industrias até pequenos artesãos.