Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Rio Iguaçu passará por projeto de despoluição

Por Comunicação. Publicado em 12/04/2024 às 13:30.

Rio Iguaçu passará por projeto de despoluição.//
Comércio paranaense cresceu 6,9% nos primeiros meses de 2024.//
Moradores de Jacarezinho protestam contra retomada da cobrança do pedágio.//

Com Jomar Valença

O Rio Iguaçu, principal rio do Paraná, passará por um projeto de despoluição com uma técnica usada no Rio Sena, em Paris, segundo anúncio da pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). A técnica se chama “jardins filtrantes” e utiliza plantas aquáticas que filtram impurezas da água, entre elas matéria orgânica, medicamentos e hormônios. Segundo a companhia, os efeitos da técnica são vistos a longo prazo e deve demorar cerca de 10 a 15 anos para mostrar resultado.
**
O setor de comércio do Paraná acumulou um crescimento de 6,9% nos dois primeiros meses de 2024 quando comparado aos índices do primeiro bimestre do ano passado, o que representa a maior variação positiva do Sul do País no período. Santa Catarina, teve alta de 6,8% no acumulado de janeiro e fevereiro, e do Rio Grande do Sul, variou 6,1% no mesmo período. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).//
**
Moradores de Jacarezinho, no norte pioneiro do Paraná, levantaram as cancelas do pedágio da BR-369 durante um protesto nesta quarta-feira (10). A manifestação foi contra a decisão da Justiça Federal que retomou a cobrança da tarifa para quem mora no distrito de Marques dos Reis. A Justiça derrubou isenção para cerca de 2 mil pessoas que moram em distrito. A Concessionária afirmou que vai responsabilizar manifestantes.