Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Rodízio da Sanepar não prejudica medição de consumo

Por Jornalismo. Publicado em 25/06/2020 às 18:50.

O rodízio no abastecimento de água não prejudica a medição do consumo. O sistema conta com válvulas que permitem eliminar o ar das tubulações. Com isso a Sanepar indica que quem tiver aumento da conta deve procurar a companhia para descobrir qual pode ser o problema.

Foto: Sanepar

 

 

A estiagem tem prejudicado o abastecimento de água no estado e, mesmo com as chuvas aparecendo mais, o serviço só vai estar totalmente normalizado entre setembro e outubro, quando os meteorologistas preveem um maior volume de chuvas e com isso os reservatórios devem voltar a seu nível normal. Com o rodízio, uma das dúvidas que aparecem é se a interrupção do abastecimento pode prejudicar a medição do consumo, sendo afetada pela entrada de ar dentro da rede de abastecimento. Segundo o diretor de Operações da Sanepar, Paulo Alberto Dedavid, durante o corte de abastecimento, apenas a tubulação de largura menor fica sem água. As tubulações maiores ficam cheias, o que evita grandes bolsões de ar e agiliza o retorno da água para o consumidor. O sistema também possui válvulas para retirar o ar das tubulações.

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Equipamentos conhecidos como eliminadores de ar e instalados junto ao medidor, além de serem comprovadamente ineficazes, trazem risco à saúde dos consumidores, como explica o diretor.

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O aumento do consumo pode se dever a diversos fatores, inclusive a vazamentos. Neste caso, a própria companhia faz um abatimento da conta, já que esta água não foi recolhida pelo sistema de esgoto. A empresa resalta que analisa cada caso individualmente e que consumidores que tiveram problemas com a conta devem procurar os canais de atendimento. O telefone da Sanepar é o 0800-200-0115. As reclamações também podem ser feitas pelo aplicativo da empresa ou pelo site sanepar.com.br

 

 

Repórter Amanda Yargas