
BR-476, PR-170, PR-239, PR-364 e PR-151 atingidas; autoridades recomendam rotas alternativas
Por Marinna Prota
A Polícia Rodoviária Federal (PRF-PR) comunicou o fechamento da BR-476, próxima à divisa com Santa Catarina, devido a um deslizamento de terra que atingiu parte da pista. O bloqueio total ocorreu no km 356, em União da Vitória/PR, e não há previsão para a reabertura.
Na região Sul do estado, a PR-170, que liga Guarapuava ao distrito de Entre Rios, teve uma de suas faixas bloqueada devido a um escorregamento de terra que afetou o talude sob a pista, causando danos ao acostamento. O tráfego no local funciona em apenas uma faixa.
Outras rodovias impactadas incluem a PRC-466 em Pitanga, que ficou inundada devido a alagamentos, tornando o tráfego precário e inseguro. A PR-239, que está em obras de pavimentação entre Pitanga e Mato Rico, também foi afetada. O DER/PR recomenda que motoristas utilizem a BR-277 como rota alternativa.
O pavimento da PR-151, em Jaguariaíva, cedeu devido ao rompimento de um bueiro sob a pista e o tráfego foi desviado para rotas alternativas, com análises em andamento para determinar os reparos necessários.
A PRF-PR também está monitorando trechos onde há risco, como entre Irati e Rebouças, na BR-153. A recomendação é que os motoristas evitem essas áreas afetadas enquanto os trabalhos de recuperação estão em andamento.
De acordo com o capitão Marcos Vidal, da Defesa Civil Estadual, mais de 50 cidades foram impactadas por conta das chuvas.
SONORA
A Defesa Civil distribuiu mais de 18 mil telhas, além de 650 kits de dormitório e 584 kits de higiene. O Governo do Estado também liberou uma linha de crédito emergencial para empresas e empreendedores dos municípios atingidos. A Fomento Paraná já liberou mais de R$ 52 milhões em 1.227 operações desde o ano passado.