
Circuito já cobre seis propriedades, até o ano que vem mais dez destinos estão previstos para se juntar ao roteiro, levando ainda mais beleza e aroma ao estado.
Por Fernanda Nardo
A Rota das Lavandas uma das mais sensoriais atrações turísticas do Paraná está se expandindo e promete novidades para quem deseja explorar a beleza e o aroma dos campos de lavanda. Inaugurada há dois anos pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), a atração já cobre seis propriedades, e está atraindo novos produtores. Atualmente, a rota passa por Carambeí, Toledo, Londrina, Umuarama, Palmeira e Araucária. E a expansão continua: mais dez destinos estão previstos para se juntar ao roteiro, até o ano que vem, levando ainda mais beleza e aroma ao estado. A coordenadora estadual de turismo rural do IDR-PR, Terezinha Freire, explica que, em dois anos, mais de 152 mil turistas visitaram a rota, gerando uma renda direta de mais de R$ 7 milhões e que agora, produtores da região de Guarapuava e do Vale do Ivaí, no norte do estado, devem entrar no circuito.
SONORA
Além da beleza dos lavandários, os turistas que visitam as propriedades podem experimentar produtos como chocolate, geleia, mel e sorvete de lavanda. Também é possível acompanhar o processo de extração de óleos e essências destas plantas, tanto na lavoura quanto no laboratório. No lavandário Het Dorp, em Carambeí, nos Campos Gerais, que faz parte da Rota Turística da Lavanda, além de visitar o campo das lavandas, os turistas podem conhecer a queijaria, lojas de alimentos e produtos cosméticos. O sócio-proprietário do local, Lucas Los, explica sobre as opções de passeio.
SONORA