Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Safra de grãos no Paraná deve ter queda de 3% no volume colhido

Por Redação. Publicado em 23/12/2021 às 10:34.

Safra de grãos no Paraná deve ter queda de 3% no volume colhido.//

Guarapuava libera eventos com 100% da capacidade de público.//

Receita Federal abre consulta ao lote residual do imposto de renda nesta quinta-feira.///

As informações com Jomar Valença.


Giro de Notícias

A safra de grãos de 2021/2022 no Paraná deve ser de 22,54 milhões de toneladas, de acordo com o Departamento de Economia Rural. O volume previsto representa uma queda de 3% em relação ao que foi colhido no estado no ano anterior. A queda deve acontecer apesar do aumento da área plantada, que aumentou em 2% nesta safra. Segundo o departamento, o resultado deve ser pior em relação à safra passada por causa da queda de produtividade da soja, milho e feijão. As culturas tiveram perdas por causa da crise hídrica pela qual o estado passa e por causa das geadas que atingiram o estado no fim do inverno.

 

Um decreto publicado nesta quarta-feira pela Prefeitura de Guarapuava, na região central do Paraná, liberou que eventos sejam realizados com 100% da capacidade de público projetada para cada estabelecimento. Com a liberação, festas, congressos, formaturas, baladas e outros eventos podem ser realizados com a capacidade máxima de público descrita no alvará de liberação e no licenciamento do Corpo de Bombeiros. Os protocolos sanitários, como uso de álcool gel e máscaras, devem ser respeitados. Antes disso, os eventos na cidade estavam limitados a mil pessoas.

Na manhã desta quinta-feira, o lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física do mês de dezembro de 2021 estará disponível para consulta. Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores. O crédito bancário será realizado no dia 30 de dezembro, no valor total de R$ 285 milhões. No Paraná foram contemplados 11.905 contribuintes; o valor total do crédito no Estado é de R$ 15, 6 milhões.