
O ar condicionado e a geladeira são os grandes vilões do consumo de energia nas casas dos paranaenses. É por isso que com o aumento do calor a conta de luz também sobe, mas alguns cuidados básicos podem te ajudar a economizar. Confira as dicas na reportagem de Amanda Yargas.
Foto: AEN/PR
Nos meses mais quentes o consumo residencial de energia aumenta em média 11% no Paraná em comparação aos meses de outono/inverno. Segundo o gerente de inovação da Copel, Gustavo Klinguelfus, essa é uma característica do Brasil como um todo devido ao nosso clima.
Para garantir o menor consumo possível, a dica é utilizar os aparelhos somente com as janelas e portas fechadas. Mas mesmo as casas que não possuem ar condicionado têm um aumento no consumo de outros equipamentos, principalmente das geladeiras.
Segundo o Inmetro, o consumo de uma geladeira pode chegar a 85kWh, o que representa mais de 50% da média consumo das casas paranaenses. A temperatura interna do refrigerador é de -3 a -5°C e do freezer é de -15. Então no verão esses eletrodomésticos trabalham mais para conseguir manter essa temperatura, principalmente se ficarmos abrindo a porta o tempo todo. Além disso, é importante estar atento às condições da borracha de vedação da geladeira. O gerente de inovação da Copel Gustavo Klinguelfus deu ainda outras dicas para prestar atenção na hora de adquirir estes eletrodomésticos.
O gerente ainda lembra que essas atitudes não tem reflexo apenas nas finanças da família.
Repórter Amanda Yargas