Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Saiba em quais cidades há locais para justificativa neste domingo

Por Redação. Publicado em 27/10/2024 às 15:42.

Os eleitores também podem utilizar o aplicativo e-Título para justificar sua ausência às urnas no segundo turno

Por Juliana Sartori

Doze municípios do Paraná estão recebendo justificativas em mesas instaladas nos Fóruns Eleitorais para o segundo turno das Eleições 2024, neste domingo, até às 5 horas da tarde. A medida é obrigatória para as cidades com mais de 100 mil eleitores e para aquelas com mais de 200 mil eleitores em que não haverá segundo turno. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), para os outros municípios, a instalação das mesas para justificativa é facultativa.

As cidades que estão recebendo as justificativas nos Fóruns Eleitorais são: Maringá, Cascavel, São José Dos Pinhais, Foz Do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Araucária, Paranaguá, Toledo, Pinhais, Campo Largo e Fazenda Rio Grande

Os eleitores também podem utilizar o aplicativo e-Título para justificar sua ausência às urnas no segundo turno. Basta acessar a botão “Mais opções” e selecionar “Justificativa de ausência” para fazer o pedido. No dia da eleição, não é necessário anexar documentos que comprovem o motivo da ausência.

A justificativa pode ser feita até o dia 7 de janeiro por meio do aplicativo e-Título ou pelo Sistema Justifica. Para quem deixou de votar no primeiro turno das Eleições 2024, o prazo para justificativa é o dia 5 de dezembro.

Nesse caso, a eleitora ou o eleitor deve informar os dados pessoais exatamente como registrados no cadastro eleitoral, declarar o motivo da ausência às urnas e anexar a documentação comprobatória digitalizada. Em seguida, será gerado um código de protocolo para acompanhamento e o requerimento será transmitido à Zona Eleitoral responsável pela análise. Após a decisão, a pessoa será notificada.

Vale lembrar que quem não votou no primeiro turno das Eleições 2024 pode votar normalmente no segundo turno, caso esteja em dia com a Justiça Eleitoral.