Distúrbio caracterizado pela dificuldade de deglutição pode causar desnutrição; idosos são mais afetados por esta situação.
Por Fernanda Nardo
Entre algumas das mudanças no organismo com o passar dos anos, uma das que requerem atenção é a piora na deglutição, a capacidade de engolir alimentos ou líquidos, conhecida como disfagia. A síndrome, que afeta em sua maioria idosos, altera o trajeto natural do alimento, líquido e até a própria saliva que, em vez de seguir da boca ao estômago, é desviado aos pulmões. A fonoaudióloga do Hospital São Vicente, Larissa Wardenski, explica os sintomas mais comuns da disfagia.
SONORA
Estudos mostram que mais de 50% dos idosos internados podem apresentar disfagia. Contudo, a especialista lembra que a síndrome é frequente em pessoas com doenças neurológicas, como nos casos de AVC, ou neurodegenerativas, a exemplo de Alzheimer, Parkinson, e ainda em pessoas com câncer de cabeça e pescoço. Ela explica que em casos mais graves, a disfagia causa desnutrição e outros problemas de saúde.
SONORA
A fonoaudióloga destaca a importância do tratamento na reabilitação do paciente para que ele volte a se alimentar corretamente.
SONORA