
Saiba o que funciona nos dias de Carnaval no Paraná
Foto: Emerson Dias
Entre as principais cidades do estado, Curitiba, Maringá, Londrina, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e Cianorte cancelaram o ponto facultativo nos dias de Carnaval.
As escolas de samba de Curitiba gravaram apresentações em pontos turísticos da cidade que vão ser apresentadas online.
Em Londrina qualquer tipo de comemoração está proibida, inclusive o consumo de bebidas alcóolicas em ambientes públicos e reuniões familiares com mais de 10 pessoas. O comércio vai respeitar o escalonamento feito no natal. Somente as lojas que ficaram fechadas naquele período podem abrir.
O mesmo caso acontece em Ponta Grossa, onde parte do comércio abriu no dia 20 de dezembro e nesta segunda-feira deve dar folga aos funcionários.
No litoral, o ponto facultativo também foi cancelado, assim como as festas e eventos, para evitar turistas.
Em Guarapuava, Cascavel, Paranavaí o ponto facultativo foi mantido, mas apesar disso, as festas estão canceladas. Em Cascavel, no entanto, os serviços públicos funcionam na segunda e o comércio durante todos os dias, normalmente.
Umuarama foi a única das maiores cidades do estado que decidiu permitir a realização de festas durante o carnaval. Os locais devem respeitar o limite de 50% da capacidade e máximo de 200 pessoas e ter autorização prévia da Prefeitura. O comércio fecha apenas na terça-feira.
Amanda Yargas