Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Sanepar inicia transposição de água da Barragem do Rio Verde para a Barragem do Passaúna

Por Redação. Publicado em 14/09/2021 às 14:46.

Sanepar inicia transposição de água da Barragem do Rio Verde para a Barragem do Passaúna.//

Força-tarefa combate receptação e sonegação em Ponta Grossa.//

Guaraqueçaba inicia vacinação dos adolescentes entre 12 e 17 anos.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Tarde

A Sanepar colocou em operação a transposição de água da Barragem do Rio Verde, em Campo Largo, para a Barragem do Passaúna, em Curitiba. A medida implementada pela companhia visa atenuar a crise hídrica no Paraná, que causa grande impacto no abastecimento da Região Metropolitana de Curitiba. O sistema possui capacidade de levar 200 litros de água por segundo do Rio Verde até o Rio Passaúna, que se encarrega de abastecer uma das barragens que integra o Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana. Esse volume de água permite abastecer cerca de 75 mil pessoas, segundo a Sanepar. Conforme a companhia, o nível dos reservatórios que abastecem a Grande Curitiba está em 50,04% nesta terça-feira. A Barragem do Rio Verde pertence à Petrobras para uso da água na Refinaria Presidente Getúlio Vargas, em Araucária. A captação de água do local foi viabilizado através de um convênio firmado entre as empresas.

A Receita Estadual deflagrou nesta segunda-feira a Operação “Ferro-Velho”, na região de Ponta Grossa, nos Campos Gerais. A operação visa reprimir tanto a sonegação de impostos em empresas de sucata, como a possível prática de receptação de materiais metálicos, muitas vezes furtados de propriedades privadas ou mesmo de instalações públicas, como praças, escolas e postos de saúde. Foram vistoriados 33 estabelecimentos da região. Desse total, houve 13 notificações para requerimento de alvará e 23 autos de infração foram emitidos pela Receita Estadual e o Corpo de Bombeiros.

O município de Guaraqueçaba, no litoral do Paraná, iniciou nesta terça-feira a vacinação dos adolescentes entre 12 e 17 anos. A cidade é a segunda no estado a vacinar este público, atrás apenas de Toledo, na região oeste, que foi escolhida para um estudo da Covid-19 pela fabricante americana Pfizer. Em Guaraqueçaba, a última morte registrada de um morador por complicações do novo coronavírus foi no dia 12 de junho, há mais de três meses. Além disso, o último caso confirmado da doença foi em 02 de agosto, há mais de 40 dias.