Saúde do Paraná vai decidir nesta terça sobre vacinação de adolescentes contra covid-19//
Maringá é notificada por notificar adolescentes contra covid-19//
Pfizer confirma eficácia de imunizante contra covid-19 em crianças//
As informações com Amanda Yargas.
O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou em entrevista coletiva nesta segunda-feira que vai se reunir nesta terça-feira com secretários municipais de Saúde de todo o estado para decidir sobre o início da vacinação de adolescentes sem comorbidades. Na semana passada, o Ministério da Saúde voltou atrás em decisão do início do mês e retirou a recomendação para a aplicação das vacinas em adolescentes.
E essa mudança acabou com uma notificação para a Prefeitura de Maringá por ter aplicado a primeira dose da vacina da Pfizer contra a covid-19, para quem tem 17 anos na última sexta-feira. A notificação serve como um alerta e foi determinada após o Ministério da Saúde recomendar a suspensão da vacinação para os adolescentes.
Conforme a última nota técnica da pasta federal, apenas os adolescentes com deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade devem receber os imunizantes.
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde de Maringá disse que a Prefeitura já tinha conhecimento da recomendação e optou por dar continuidade à vacinação para quem tem 17 anos. Segundo a Prefeitura, quando chegar o novo lote de imunizantes, a situação vai ser reanalisada.
A Pfizer disse nesta segunda-feira, que a sua vacina contra a covid-19 funciona para crianças de cinco a 11 anos. A farmacêutica afirmou que buscará em breve a autorização dos Estados Unidos para aplicar o imunizante nessa faixa etária, um passo fundamental para o início da vacinação de crianças. Com a variante delta, mais contagiosa, o aumento nas infecções pediátricas e a volta às aulas, a vacinação de crianças está na mira de muitos pais.