Desde o início da pandemia de covid-19, dois em cada três alunos do estado sofrem com sintomas de depressão e ansiedade, segundo pelo Instituto Ayrton Senna.
Por Fernanda Nardo
Uma pesquisa conduzida pelo Instituto Ayrton Senna e pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo o revelou que, desde o início da pandemia de covid-19, dois em cada três alunos do estado sofrem com sintomas de depressão e ansiedade. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o suicídio é a segunda maior causa de morte entre jovens e adolescentes. De acordo com Anderson Leal, consultor pedagógico da Conquista Solução Educacional, a volta das aulas presenciais é importante para a melhora da saúde mental dos estudantes, visto que, entre os alunos que já apresentavam alguma instabilidade emocional antes da pandemia, a adesão às aulas on-line foi menor. Porém, é necessário se atentar para alguns pontos importantes para que essa retomada seja feita da melhor forma possível, tanto para os alunos quanto para os educadores.
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Além do acolhimento, é fundamental que os novos conteúdos seja passados de forma tranquila, para que não gere uma pressão ainda maior nos alunos neste retomada presencial.
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De acordo com consultor pedagógico, o principal fator de observação de que o estudante esteja com a saúde mental ruim é a mudança de comportamento.
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Segundo ele, é fundamental levar em consideração toda a comunidade escolar: alunos, família e educadores. Segundo Leal, a escolha deve proporcionar uma abertura para o diálogo e a traça de experiências.
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