Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Saúde mental padece no pós-Covid mesmo em pacientes que tiveram sintomas leves

Por Jornalismo. Publicado em 20/05/2021 às 13:55.

Depressão, ansiedade e estresse pós-traumático são cada vez mais comuns em pacientes que se recuperaram da infecção pelo coronavírus.

Além de sequelas respiratórias e cardíacas, muitas pessoas que já se recuperaram da Covid-19, mesmo sem histórico de doenças mentais, relatam o aumento de sintomas de depressão, ansiedade e até estresse pós-traumático, que é um tipo de transtorno de ansiedade que pode se desenvolver em pessoas que vivenciaram um evento traumático.

Os efeitos são sentidos, inclusive, por pessoas que tiveram a doença de forma leve. Isso é o que aponta uma pesquisa da Columbia University, nos Estados Unidos, e da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, em São Paulo.

O estudo foi feito com pacientes brasileiros com mais de 18 anos, e que apresentavam sintomas da Covid-19. Os que receberam resultado positivo com pelo menos dois sinais (febre, tosse, dor de garganta, mudança/perda no olfato) foram caracterizados como casos leves.

Dois meses depois, os participantes foram avaliados por médicos psiquiatras – 26% deles apresentou níveis significativos de depressão, 22%, de ansiedade, e 17%, de estresse pós-traumático.

A médica psiquiatra Raquel Heep, explica que as intervenções precoces, como psicoterapia e grupos de apoio para prevenir problemas de saúde mental em pessoas que tiveram Covid-19 são fundamentais neste processo de recuperação.

SONORA 1

De acordo com a psicóloga Michelle Servelhere, quando o mental está em equilíbrio, muitas doenças podem ser prevenidas. Um tratamento multidisciplinar é essencial no processo de autoconhecimento.

SONORA 2

Raquel Heep, psiquiatra, destaca que há ainda uma outra vilã da saúde mental neste período de pandemia, a coronofobia. A ansiedade e o medo de contrair o vírus da Covid-19 têm feito com que pessoas se sintam inseguras em todo e qualquer lugar.

Quem tem essa fobia não percebe e acredita que o seu comportamento está correto e os outros é que estão errados, causando um sofrimento muito grande para a pessoa.

SONORA 3

A recomendação, assim como para os recuperados da Covid-19, no caso da saúde mental, é buscar o equilíbrio e olhar para si com carinho.

Repórter Grasiani Jacomini