Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Secretaria da Saúde confirma mais 36 casos da variante delta em cidades do Paraná

Por Redação. Publicado em 02/09/2021 às 09:37.

Secretaria da Saúde confirma mais 36 casos da variante delta em cidades do Paraná.//

Toledo já vacinou 95% da população acima de 12 anos.//

Curitiba prorroga bandeira amarela e proíbe saunas.///

As informações com Anderson Luís.


Giro de Notícias Manhã

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta quarta-feiramais 36 casos da variante delta, 13 casos de sublinhagens e cinco novos óbitos – quatro da variante delta e um da sublinhagem AY.4. Os dados foram repassados no relatório de circulação de linhagens do coronavirus por sequenciamento genômico, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os novos casos foram registrados em Paranaguá, Araucária, Colombo, Curitiba, Piên, Piraquara, São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Fernandes Pinheiro, Imbituva, Palmas, Cascavel, Guaraniaçu, Toledo e São João do Ivaí. Os óbitos são de Curitiba e Toledo. Até agora, 843 amostras do Paraná foram sequenciadas pela Fiocruz e 475 aguardam resultado.

 

A Secretaria de Saúde de Toledo, no oeste do Paraná, informou, que quase 95% da população acima de 12 anos está vacinada contra a Covid-19 com pelo menos um dose. Segundo a secretaria, a ampliação da faixa etária para a imunização ocorreu após chegada de lote extra, com mais de 35 mil doses, para estudo da Pfizer em países de desenvolvimento. A pesquisa analisa a pandemia em uma população vacinada a partir dos 12 anos de idade. Em seis dias de vacinação em massa, o município aplicou 18,4 mil primeiras doses. Em Toledo, até o momento, 114.796 pessoas receberam uma aplicação ou dose única, e outras 41.794 foram imunizadas com a segunda dose. Conforme a prefeitura, para complementar a cobertura vacinal, as equipes de vacinadores irão até as comunidades no interior do município.

 

A Prefeitura de Curitiba prorrogou nesta quarta-feira a bandeira amarela na cidade e proibiu o funcionamento de saunas, independentemente do local onde estiverem instaladas. Conforme a administração municipal, essa regra já fazia parte do Protocolo do Uso de Piscinas e agora passa estar especificada também no decreto municipal. O novo documento, que mantém as demais medidas restritivas, vale até o dia 15 de setembro.