Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Secretaria da Saúde de Curitiba investiga variante do novo coronavírus

Por Jornalismo. Publicado em 22/01/2021 às 09:43.

Secretaria da Saúde de Curitiba investiga variante do novo coronavírus.// Decreto autoriza retorno presencial das aulas em escolas e universidades públicas do Paraná.//

As informações com Fernanda Makino.


Giro de Notícias Manhã COM TRILHA

Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA

Uma nova variante do novo coronavírus está sendo investigada pela Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, segundo anúncio da prefeitura. A secretaria foi notificada a respeito de nove moradores de Manaus que testaram positivo para Covid-19 e estão na capital paranaense. Três deles estão hospitalizados, quatro estão em isolamento domiciliar e vêm sendo acompanhados pelo monitoramento da Saúde. A preocupação, no entanto, é com um casal que testou positivo em uma Unidade de Pronto Atendimento e não está atendendo ao monitoramento da prefeitura. Coletas respiratórias dos casos positivos da doença dos pacientes de Manaus que estão em Curitiba foram enviadas para o laboratório nacional da Fiocruz, no Rio de Janeiro. A identificação dessa nova variante requer análise de alta complexidade, de acordo com a administração municipal. A preocupação da prefeitura é evitar a circulação na cidade da variante com grande potencial de transmissão.

O Governo do Paraná publicou um decreto permitindo o retorno presencial das aulas em escolas estaduais públicas e privadas, além das universidades públicas do estado. A medida foi publicada no Diário Oficial de quarta-feira. As aulas presenciais foram suspensas no dia 20 de março de 2020, por tempo indeterminado, por causa da pandemia do novo coronavírus. De acordo com o decreto, a medida também vale para entidades conveniadas ao estado. A publicação determina ainda que a retomada deve seguir uma resolução da Secretaria de Estado da Saúde que determinou medidas sanitárias para enfrentamento da pandemia de Covid-19. Apesar do retorno estar permitido, a Secretaria de Estado da Educação informou que a volta às aulas continua programada para o dia 18 de fevereiro, seguindo o modelo híbrido, na rede estadual. Esse modelo funciona com revezamento entre os alunos. Pela proposta, um grupo de estudantes acompanha a aula presencialmente, na escola, e os outros alunos da turma participam da mesma aula, simultaneamente, de maneira remota.