Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Secretaria da Saúde faz alerta à população para cuidados com animais peçonhentos

Por Jornalismo. Publicado em 23/10/2018 às 17:07.

A Secretaria de Estado da Saúde fez um alerta à população para que os cuidados sejam redobrados na prevenção de picadas de aranhas-marrom, escorpiões e serpentes. é que nesta época do ano é comum o aumento da circulação de animais como aranhas e serpentes. Os casos crescem em até 40% a partir de outubro, principalmente por causa do aumento de chuvas. Na maioria das vezes, só a limpeza dos espaços ajuda a combater esses animais. Só neste ano, o Paraná já registrou quase 12 mil acidentes com animais peçonhentos. 6.400 casos foram registrados por picadas de aranhas. Em caso de picadas, o importante mesmo é que a vítima receba atendimento médico o mais rapidamente possível. Os medicamentos antiveneno estão disponíveis em todas as Regionais da Saúde de Estado, com 202 centros de referência para aplicação dos soros. Em caso de dúvidas, o cidadão pode ligar para o Centro de Controle de Envenenamentos, que atende 24 horas por dia, no telefone 0800 410148.

Um homem foi preso em Jandaia do Sul com mais de 8 mil relógios e quase 300 quilos de agrotóxicos. Segundo a polícia rodoviária federal, o material era contrabandeado do Paraguai. O homem seguia pela BR-369 em uma caminhonete e tentou fugir durante a abordagem. Ele já tinha sido detido em 2014, também pelo crime de contrabando. O motorista contou à polícia que pegou a caminhonete já carregada, na região de Umuarama. O destino seria o município de Apucarana, quando ele receberia pelo transporte. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia da Polícia Federal de Maringá.

Um médico foi preso em Mangueirinha acusado de cobrar pacientes para realizar procedimentos pelo SUS. O pedido teria sido feito para complementação do pagamento por uma cirurgia. Além da prisão do médico, foram cumpridos mandados de busca e apreensão no hospital em que ele trabalha e em seu consultório particular. Situações como essas de solicitação e recebimento de vantagem indevida  já aconteceram outras vezes no Paraná. Outros médicos já foram presos devido a essa prática ilegal e que não deve ser aceita.

O vereador Anderson Andrade, de Foz do Iguaçu, foi denunciado pela terceira vez por supostas irregularidades no Programa Bolsa Atleta. As investigações apuram fraudes na concessão dos benefícios entre 2014 e 2016, quando Andrade era secretário municipal de esportes. Nesta nova denúncia, o vereador e outras 11 pessoas são citadas. Oito delas por terem sido incluídas irregularmente no programa, mesmo não sendo atletas, e receberem o auxílio concedido a esportistas profissionais com destaque nacional. A estimativa é de que foram pagos indevidamente quase 50  mil reais em forma de benefício.