Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Secretária de Saúde de Curitiba é alvo de fake news sobre uso de máscaras

Por Jornalismo. Publicado em 15/03/2021 às 15:13.

Secretária de Saúde de Curitiba é alvo de fake news sobre uso de máscaras.// Bela Vista do Paraíso decreta lockdown.// Vendaval causou alagamentos e estragos em Matinhos.///

As informações com Juliana Sartori.

Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

Um áudio, atribuído a secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, alertando uma pessoa sobre o risco do transmissão da covid-19, é o novo boato circulando pelo whatsapp. No áudio, que parece conter falas editadas da secretária com de uma outra pessoa com um timbre de voz muito parecido, de modo a desvirtuar a mensagem, o autor tenta passar um alerta de conteúdo falso. Entre as medidas, aconselha o uso apenas de máscaras cirúrgicas como eficaz diante da velocidade de contágio na nova cepa. A assessoria encaminhou um alerta sobre o boato e lembrou que fazer ou disseminar notícias falsas é crime.

Aumenta o número de prefeituras decretando medidas muito rígidas no Paraná. Dessa vez foi a prefeitura de Bela Vista do Paraíso, na região norte do Paraná, que proibiu a circulação de pessoas e veículos nas ruas por causa do avanço da pandemia do novo coronavírus. A medida entrou em vigor nesta segunda-feira e vale até 22 de março.O decreto estabeleceu seis atividades essenciais e fechou mercados, permitindo que os estabelecimentos funcionem somente no esquema de delivery. Podem funcionar na cidade: Farmácias; Posto de combustíveis; Serviços de segurança; Atividades industriais para produção de alimentos ou produtos médico-hospitalares; Unidades recebedoras de grãos. A publicação também proibiu a venda de bebidas alcoólicas, inclusive por meio de delivery.

 

Um vendaval causou alagamentos e estragos em Matinhos, no litoral do Paraná, no fim da noite de domingo. De acordo com a Defesa Civil, a chuva forte durou cerca de 20 minutos e foi registrada por volta das 11 horas da noite. Segundo a Defesa Civil, os alagamentos aconteceram no Centro, em Caiobá e em balneários. Além disso, há registro de destruição de quiosques, quedas de árvores e destelhamento de casas. O Mercado do Peixe também foi atingido pelo destelhamento. A Defesa Civil disse que foi chamada até a Avenida Atlântica, onde quiosques foram arrastados para a via por causa da força do vento.